Como Elaborar uma Monografia? Confira o Passo a Passo

Como-Elaborar-uma-Monografia

O curso chegando ao final, a alegria da conclusão de uma etapa importante na sua vida, Formatura, festa e é justamente nesse momento que surge aquele grande dilema: como elaborar uma monografia.

Se você se identificou com este cenário, não se desespere! Afinal de contas, TCC é apenas mais um trabalho na carreira estudantil, que tem normas especificas e que deve ter embasamento científico.

Se você vai se formar não deixe de ler esse artigo e aprenda como elaborar uma monografia e o passo a passo para elaborar um bom TCC. 

Veja Como fazer a Monografia:

Existe um roteiro preestabelecido, geralmente usado nas monografias e nesse post vamos enumera-los. Seguindo esses passos você irá entender como elaborar uma monografia. Confira!

  1. Definição do Tema

Para elaborar uma monografia você precisará ler estudar e se aprimorar sobre o assunto escolhido. Por isso, se possível, decida por um tema que você gosta e que seria agradável se aprofundar. Ao mesmo tempo deve ser viável e que você possa encontrar boas fontes de referência. Além disso, ao final das pesquisas, o tema deve lhe permitir discorrer o assunto com propriedade.

  1. Escolha do Professor Orientador

Faça sua escolha consciente. Procure informações de amigos que já apresentaram seu TCC.  A escolha do professor orientador é importante, pois suas dicas nesse momento poderão ser preciosas para o desenvolvimento de um bom TCC.

Por isso, procure escolher um professor que tenha afinidade com sua maneira de pensar e com o tema escolhido.

3. Projeto de Monografia e Cronograma

Por ser um projeto longo e demorado, você deve fazer um planejamento detalhado e estabelecer um cronograma de trabalho.

O professor orientador pode ajudar você a se manter dentro do plano preestabelecido fazendo reuniões periódicas para você apresentar seu progresso.

É importante ficar atento e evitar a procrastinação.  Não deixe para a última hora.

4. Desenvolvimento da Monografia

Com as pesquisas em andamento é hora de colocar no papel a suas conclusões.  Guarde as referências das fontes de pesquisa e os arquivos que podem ser úteis para agregar valor ao seu TCC. Como dados, gráficos e imagens.

Faça revisões constantes com seu orientador, assim às correções serão feitas com frequência e evitará perda de tempo.

Procure fazer o trabalho dentro das normas da ABNT desde inicio, será menos trabalhoso do que revisar tudo no final.

  1. Apresentação do TCC

Decida o que vai ser apresentado e como será a sua apresentação. Faça um resumo eu contenha as principais informações, apresentando o tema e a problemática abordada, expondo a análise e a conclusão do tema.

Você poderia treinar e cronometrar a apresentação. Ou ainda fazer uma banca com seus amigos para eles ajudarem a melhorar a sua apresentação.

Conclusão:

A banca examinadora provavelmente irá elaborar perguntas para esclarecer alguns pontos e talvez, para ter certeza que você conhece o conteúdo do trabalho.

Siga essas dicas de como elaborar uma monografia. Faça um bom projeto e tente seguir o cronograma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares